top of page

Como Encontrar Informações Confiáveis?


Informação sobre cuidados de saúde tem em todo lugar. Mas como você sabe se uma intervenção é melhor que a outra? Ou se será mais prejudicial do que benéfica?

Perguntas típicas de que você pode ter na sua vida diária:

  • Será que suplementos antioxidantes são efetivos na prevenção da mortalidade em pacientes saudáveis?

  • Check-ups anuais reduzem doenças e mortalidade?

  • A anestesia epidural precoce é tão efetiva e segura quanto a tardia durante o parto?

Informação está em todo lugar. Você vê nos jornais e revistas, internet, amigos, parentes. Escuta do seu vizinho que está fazendo jejum intermitente. Você pode se perguntar, já que se eles estão fazendo isso, será que eu devo fazer também?! Mas afinal, jejum é de fato eficaz?

É tanta informação sensacionalista sobre nutrição e alimentação que fico estarrecida. Então, esse post é pra ajudar de alguma forma, quem quer que seja, que tenha interesse em procurar fontes seguras de informação.

Esta charge representa o ciclo das notícias científicas, bem análoga àquela brincadeira popular "telefone sem fio".



Onde você encontra informações confiáveis?

Em uma revisão sistemática!

É uma investigação científica que reúne estudos relevantes sobre determinado assunto, ou seja, resume o conhecimento científico.


Mas cuidado que nem todas as revisões são revisões sistemáticas! Veja:


Qual a diferença de uma revisão narrativa e uma revisão sistemática?


Numa revisão narrativa a informação é compilada destacando e escolhendo o que gosta, o que se ajusta e o que apoia a sua hipótese. Não há formato padrão, não há métodos claramente especificados de identificação, seleção e validação da informação incluída.

Já a revisão sistemática usa métodos científicos explícitos e pré-especificados para identificar todas as evidências sobre determinado assunto, avalia criticamente e resume de uma maneira coerente.

A revisão sistemática com meta-análise utiliza métodos estatísticos para integrar e quantificar resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa.



Como encontro as revisões sistemáticas?


Meu buscador favorito para qualquer pesquisa científica é o PubMed, que é biblioteca nacional de medicina dos EUA e também a maior base de dados, e para achar as revisões é só usar os filtros disponíveis.

Outra base de dados de revisão sistemática é a Cochrane Library.

E tem outros buscadores como Scielo, Bireme etc.


Como funciona os níveis de evidências de publicações científicas?


Como representado na figura acima, existem diversos tipos de estudos e seus variados níveis de evidências, no topo temos a revisão sistemática e a meta-análise. Todos os níveis de estudos são importantes, se complementam e contribuem para uma revisão sistemática, mas caso pegue um estudo independente para ler, é importante conseguir identificar seu nível de evidência e atenção na interpretação do estudo.


E porquê preciso saber o nível de evidência? Porque não dá pra pegar estudos que foram feitos apenas com roedores e considerar que tem efetividade em humanos. O que mais se vê por ai é charlatanismo querendo vender pílulas mágicas, afirmando que algo funciona sem nem mesmo ter ensaios clínicos (humanos). Um estudo com bons resultados animais é ponto de partida para futuros ensaios clínicos, mas tem que estar ciente que a fisiologia de um roedor é diferente de humanos, e também o ambiente de experimento com animal é completamente controlado, bem diferente da vida humana.


Em que me atentar na interpretação?

  • qual o objetivo desse estudo?

  • quais os métodos utilizados?

  • como o estudo foi conduzido?

  • quais variáveis foram consideradas?

  • o tamanho da amostra é significativo?

  • tem conflito de interesse?

  • o objetivo foi respondido?

A leitura de um artigo científico requer olhar crítico, analítico e sem viés. Ás vezes o próprio estudo é enviesado, ás vezes pode ter conflito de interesse. Isso é o leitor quem deve identificar. A interpretação é fundamental.

Não é um tema simples ainda mais para quem não é familiarizado com este assunto, mas como tudo, com o tempo e prática fica tudo mais fácil. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só me escrever! Débora Cioffi


bottom of page